Como funciona a Prótese Peniana?

As próteses penianas são implantadas nos corpos cavernosos do pênis, principalmente para tratar a disfunção erétil, quando outros métodos não são eficazes. Elas são dobráveis, permitindo que o pênis seja posicionado manualmente para cima ou para baixo conforme necessário. Confira as principais:

Próteses Penianas Maleáveis

O procedimento é relativamente simples e é feito em uma sala de operações. O cirurgião faz uma incisão na base do pênis e insere as hastes maleáveis dentro dos corpos cavernosos do órgão. Depois de posicionadas, as hastes são ajustadas para fornecer a rigidez desejada, e a incisão é suturada. Geralmente, o procedimento leva cerca de uma hora e é realizado sob anestesia geral ou local.

Próteses Penianas Infláveis

Uma incisão é feita na base do pênis e uma bolsa é colocada dentro dos corpos cavernosos, enquanto um reservatório é posicionado na parede abdominal e uma bomba é colocada no escroto. Uma vez que todos os componentes estão no lugar, são conectados por tubos finos e revestidos de silicone. Após a montagem completa do dispositivo, a incisão é fechada.

Para inflar a prótese, o paciente aperta a bomba no escroto, transferindo o líquido do reservatório para a bolsa, proporcionando uma ereção. Para desinflar, a bomba é pressionada novamente para que o líquido retorne ao reservatório.

A escolha entre os tipos de próteses depende das necessidades e preferências individuais do paciente, além de considerações médicas específicas.